A quinta parte desta coleção de matérias é sobre a medição do teor de PCB em transformadores, composto que pode ser prejudicial à eficiência e vida útil do equipamento, além de trazer um potencial risco ambiental.
PCB ou Polychlorinated biphenyls (em inglês) ou bifenila policlorada ou ASKAREL (nome comercial) é um composto químico organoclorados, utilizado como líquido isolante sintético em transformadores de potência em décadas anteriores ao ano de 1981 quando foi proibido a sua produção e venda, devido ao alto risco ambiental e saúde humana.
É muito raro encontrar equipamentos com óleo sintético ASKAREL atualmente, porem devido a contaminação cruzada e reaproveitamento de núcleos e peças de transformadores, existem muitos equipamentos contaminados com PCB e através da análise é possível mensurar estes valores e realizar um plano de ação individual para cada transformador.
Através do ensaio de teor de PCB (Bifenilas Policloradas) por cromatografia gasosa com detector de captura de elétrons. E dependendo da quantidade de PCB presente no óleo, a norma deve-se seguir orientações para manuseio, acondicionamento, rotulagem, armazenamento, transporte, procedimentos para equipamentos em operação e destinação final (óleos e equipamentos contaminados).
A análise de PCB pode ser realizada em conjunto com as manutenções preditivas anuais dos transformadores. Não perca tempo, realize esta análise e tenha o inventário dos equipamentos do seu pátio fabril monitorado e arquivado para possíveis fiscalizações.
Saiba mais :
Conheça os serviços de Manutenção de Transformadores que a Filtroil realiza
Autor: Eng. Murilo Coelho – Departamento de Engenharia