Se a sua empresa utiliza transformadores elétricos, é muito provável que eles operem utilizando óleos isolantes. Estes óleos são fundamentais para garantir o isolamento elétrico e refrigeração dos transformadores, garantindo seu bom funcionamento e vida útil.
O que são óleos isolantes?
Os óleos isolantes, ou óleos minerais isolantes, são substâncias estáveis a altas temperaturas, essenciais para o funcionamento de equipamentos industriais como transformadores, reatores de alta potência e capacitores, dentre outros. Suas principais características são o isolamento elétrico, a refrigeração do equipamento e até mesmo a contenção de algumas descargas elétricas.
Porque devo fazer a análise dos óleos isolantes?
Esta análise se enquadra como uma manutenção preditiva e preventiva. O objetivo principal é identificar com antecedência a deterioração e falhas nestes fluidos, a fim de evitar danos maiores a equipamentos essenciais para a empresa.
Como os óleos isolantes atuam diretamente nos transformadores e outros equipamentos essenciais, sua função se expande para todas as máquinas e instalações da indústria. Um transformador sem a devida manutenção pode acarretar em apagões, danos a equipamentos, interrupção na produção, e em casos mais extremos acidentes de trabalhos, incêndios e explosões. Em função disso, é extremamente recomendado realizar periodicamente a análise dos óleos isolantes dos transformadores e demais equipamentos que fazem uso destas substâncias.
Com o acompanhamento periódico apropriado, muitas vezes é possível fazer o tratamento dos óleos minerais, evitando sua troca. Isso traz não apenas economia para a empresa, mas também evita o descarte de substâncias que normalmente são tóxicas ao meio ambiente e de difícil reaproveitamento.
Como é feita a análise dos óleos isolantes?
A análise de óleo isolante realizada na Filtroil conta com laboratório próprio, capaz de realizar ensaios Físico-químico, Gás Cromatográfico, Teor PCB (Askarel), DBDS e Enxofre Corrosivo em óleo isolante, obedecendo as normas da ABNT e padrões internacionais.
Análise Gás Cromatográfica
A cromatografia determina a concentração dos gases dissolvidos no óleo mineral isolante. A formação de gases em equipamentos elétricos imersos em óleo pode se dar devido ao processo de envelhecimento natural e/ou em maior quantidade, como resultado de defeitos.
A operação em presença de defeitos pode causar sérios danos aos equipamentos logo, é de grande interesse que se possa detectar o defeito em seu estágio inicial de desenvolvimento, podendo a natureza e importância dos defeitos ser precisadas a partir da composição dos gases e da rapidez com que são formados.
Análise Físico-Química
A análise físico-química determina o estado do óleo isolante, sua capacidade, eficiência e deterioração. Esta análise, ao ser comparada com os valores pré-determinados para o material possibilita identificar o procedimento mais adequado: tratamento termo-vácuo, troca ou regeneração do óleo isolante.
Confira a relação completa das análises, ensaios e laudos realizados pela Filtroil:
Gases Quantificados:
- Hidrogênio H2
- Metano CH4
- Oxigênio O2
- Etileno C2H4
- Nitrogênio N2
- Etano C2H6
- Monóxido de Carbono CO
- Acetileno C2H2
- Dióxido de Carbono CO2